INFLUÊNCIA DA MUSICOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E APRENDIZADO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
revisão integrativa
Palavras-chave:
Autismo, Musicoterapia, Desenvolvimento social, Aprendizado, RevisãoResumo
Objetivo: Analisar a influência da musicoterapia no desenvolvimento social e aprendizado das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métododologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As buscas foram feitas na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), via Pubmed. Para as buscas foram utilizados os seguintes descritores em ciências da saúde (DeCs): Transtorno do Espectro Autista; musicoterapia; mudança social; e aprendizado social, combinados com o operador booleano AND. Foram incluídos os artigos publicados entre os anos de 2013 a 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol e disponíveis gratuitamente na integra. Após os critérios de elegibilidade, foram selecionados 5 artigos para comporem essa revisão. Resultados: Os achados da pesquisa mostram que a musicoterapia melhora as habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizado de crianças com TEA, devido a interação da criança com o terapeuta e instrumentos musicais e da relação entre música e o cérebro. Conclusão: A musicoterapia é recurso terapêutico complementar potencialmente eficaz no tratamento de crianças com TEA. Contudo, destaca-se a necessidade de padronização dessa terapia.
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). Manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais: DSM-3. 3 ed. São Paulo: Manole, 1989.
BERGMANN, T. Music therapy for people with autism spectrum disorder. In: J. Edwards (Ed.). The Oxford handbook of music therapy. Oxford University Press, 2016, p. 186–209.
BROWN, L. The Influence of Music on Facial Emotion Recognition in Children with Autism Spectrum Disorder and Neurotypical Children. J Music Ther, v. 54, n. 1, p. 55-79, 2017.
GERETSEGGER, M. et al. Common Characteristics of Improvisational Approaches in Music Therapy for Children with Autism Spectrum Disorder: Developing Treatment Guidelines. J Music Ther, v. 52, n. 2, p. 258-281, 2015.
KERN, P. et al. Music therapy services for individuals with autism spectrum disorder: a survey of clinical practices and training needs. J Music Ther, v. 50, n. 4, p. 274-303, 2013.
LAGASSE, A. B. Effects of a music therapy group intervention on enhancing social skills in children with autism. J Music Ther, v. 51, n. 3, p. 250-275, 2014.
LATIF, N. et al. Joint engagement and movement: Active ingredients of a music- based intervention with school-age children with autism. NeuroRehabilitation, v. 48, n. 2, p. 167-185, 202.
MUZSKAT, M. Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva. Literartes, n, 10, 2019.
SENA, R. C. F. Practice and knowledge of nurses about child autism. Rev. Pesqui, v. 7, n. 3, 2019.
SPIRO, N.; HIMBERG, T. Analysing change in music therapy interactions of children with communication difficulties. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci., v. 5, n. 371, 2016.
TREUNICHT, N. K. et al. The effectiveness of music in pediatric healthcare a systematic review of randomized controlled trials. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, p, 464-759, 2011.
VAIOULI, P., GRIMMET, K., RUICH, L. J. "Bill is now singing": Joint engagement and the emergence of social communication of three young children with autism. Autism, v. 19, n. 1, p. 73-83, 2015.
Wu, Z.; Kong, L.; Zhang, Q. Research Progress of Music Therapy on Gait Intervention in Patients with Parkinson's Disease. Int J Environ Res Public Health, v. 19, n. 15, 2022.
ZEIDAN, J. Global prevalence of autism: a systematic review update. Autism Research, v. 15, n. 5, p. 778-790, 2022