PROPOSTA DE METODOLOGIA ÁGIL-GAMIFICADO

Aplicando lógica de RPG com uso de metodologias ágeis para pequenos times

Autores

  • Allan Kassio Beckman Soares da Cruz Universidade Federal do Maranhão
  • João Vitor Maia Sousa Centro Universitário UNDB
  • Rodrigo Monteiro de Lima Centro Universitário UNDB

Palavras-chave:

Gamificação, Metodologia Ágil, Lógica de RPG

Resumo

Os métodos ágeis têm ganhado cada vez mais espaço no meio corporativo dado a volatilidade que as demandas de mercado têm apresentado, esse é o desafio a ser superado pelas empresas e os times de desenvolvimento. A utilização desses métodos permite grande ganho de performance nas entregas. Existe um outro conceito também muito utilizado, o da gamificação, assim como os métodos ágeis esse também não é um conceito novo, mas devido a grande crescente que os jogos tiveram nas ultimas décadas sendo disseminado entre todos os meios da sociedade, a gamificação tem conquistado um grande espaço no mercado, possui uma linguagem de fácil compreensão pelos times, além de trazer motivação aos mesmos por passar o ambiente descontraído dos jogos, o objetivo deste artigo é demonstrar como esses dois conceitos podem ser unificados e apresentar uma forma de gerenciar projetos extraindo o máximo de performance do time e garantindo motivação dos mesmos. Foi utilizado conceitos de RPG para criar uma metodologia fundamentada nos princípios do Ágil.

Referências

LUIZ GUSTAVO PACETE. Forbes (ed.). 2022 promissor: mercado de games ultrapassará US$ 200 bi até 2023 Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/com-2022-decisivo-mercado-de-games-ultrapassara-us-200-bi-ate-2023/. 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/com-2022-decisivo-mercado-de-games-ultrapassara-us-200-bi-ate-2023/. Acesso em: 07 nov. 2022.

HIGHSMITH, Jim. Agile Project Management: Creating Innovative Products. Addison Wesley Longman Publishing, 2004.

FOWLER, Martin. The New Methodology. 2005. Disponível em: https://www.martinfowler.com/articles/newMethodology.html. Acesso em: 07 nov. 2022.

BECK, Kent et al. Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. 2001. Disponível em: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html. Acesso em: 07 nov. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2002.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Cruz, A. K. B. S. da, Sousa, J. V. M., & Lima , R. M. de. (2023). PROPOSTA DE METODOLOGIA ÁGIL-GAMIFICADO: Aplicando lógica de RPG com uso de metodologias ágeis para pequenos times. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 3(1). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/94

Edição

Seção

Artigos