PROPOSTA DE METODOLOGIA ÁGIL-GAMIFICADO
Aplicando lógica de RPG com uso de metodologias ágeis para pequenos times
Palavras-chave:
Gamificação, Metodologia Ágil, Lógica de RPGResumo
Os métodos ágeis têm ganhado cada vez mais espaço no meio corporativo dado a volatilidade que as demandas de mercado têm apresentado, esse é o desafio a ser superado pelas empresas e os times de desenvolvimento. A utilização desses métodos permite grande ganho de performance nas entregas. Existe um outro conceito também muito utilizado, o da gamificação, assim como os métodos ágeis esse também não é um conceito novo, mas devido a grande crescente que os jogos tiveram nas ultimas décadas sendo disseminado entre todos os meios da sociedade, a gamificação tem conquistado um grande espaço no mercado, possui uma linguagem de fácil compreensão pelos times, além de trazer motivação aos mesmos por passar o ambiente descontraído dos jogos, o objetivo deste artigo é demonstrar como esses dois conceitos podem ser unificados e apresentar uma forma de gerenciar projetos extraindo o máximo de performance do time e garantindo motivação dos mesmos. Foi utilizado conceitos de RPG para criar uma metodologia fundamentada nos princípios do Ágil.
Referências
LUIZ GUSTAVO PACETE. Forbes (ed.). 2022 promissor: mercado de games ultrapassará US$ 200 bi até 2023 Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/com-2022-decisivo-mercado-de-games-ultrapassara-us-200-bi-ate-2023/. 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/com-2022-decisivo-mercado-de-games-ultrapassara-us-200-bi-ate-2023/. Acesso em: 07 nov. 2022.
HIGHSMITH, Jim. Agile Project Management: Creating Innovative Products. Addison Wesley Longman Publishing, 2004.
FOWLER, Martin. The New Methodology. 2005. Disponível em: https://www.martinfowler.com/articles/newMethodology.html. Acesso em: 07 nov. 2022.
BECK, Kent et al. Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. 2001. Disponível em: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html. Acesso em: 07 nov. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2002.