A CONTINUIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DURANTE PANDEMIA DA COVID-19
breves considerações estratégias adotadas pelos professores
Palavras-chave:
COVID-`19, método híbrido, Estratégias de ensino, Ensino remotoResumo
Estudo que objetiva analisar as estratégias de ensino adotadas por professores das escolas públicas brasileiras durante a pandemia da COVID-19. Assim, pretende-se investigar as dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas em dar continuidade do processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico e apresentar os impactos no ensino público se comparado ao das instituições privadas. Para alcance dos resultados, trata-se de uma pesquisa básica, de caráter exploratório, de abordagem qualitativa e que faz uso de procedimentos bibliográficos e documentais, consistindo na revisão de literatura sobre o tema abordado. Pontua-se o desgaste dos professores das instituições públicas frente à demanda da presença na rotina educacional, que contrasta com as condições desfavoráveis dos alunos para sustentar o ensino remoto e/ou híbrido. Reforça que o Estado não oferece o suporte fundamental para seus docentes e discentes e como a pandemia veio escancarar ainda mais as diferenças de oportunidades entre as instituições públicas e privadas.