DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DO COVID-19

uma análise dos impactos psicossociais no ensino-aprendizagem

Autores

  • Marcia Cristine Loureiro Fonseca UNDB Centro Universitário
  • Lidiane Verônica Collares da Silva UNDB

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Covid-19, Educação pública, Psicologia escolar

Resumo

Milhares de alunos estão fora da sala de aula desde abril de 2020, isso porque com a pandemia do covid-19, a escola se tornou espaço de alto risco de contágio. Com a inviabilização do modelo presencial, a educação pública buscou estratégias para a continuidade do ensino a distância, mas fatores que comprometem o ensino somaram-se a novos desafios como a impossibilidade do modelo remoto. O principal objetivo desse estudo é analisar os impactos psicossociais no ensino-aprendizagem na educação pública durante a pandemia do covid-19, identificando as estratégias de ensino, abordando os desafios no uso das tecnologias e discorrendo sobre os fatores psicossociais que o comprometem. Assim, a metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura através de uma coleta não sistemática em bancos de dados como: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, além de outros materiais complementares como livros e revistas cientificas. A educação é composta pela relação entre agentes e nesse período de pandemia algumas variáveis atravessaram-nos e consequentemente a possibilidade de comprometimento de ensino, entre elas: o risco de adoecimento entre professores; dificuldades encontradas pelos pais em auxiliar os filhos nas tarefas de aula e; alunos que precisaram desenvolver habilidade de pesquisa e diligência ou ajudar nas tarefas domésticas além de sentimentos comuns como luto, medo e ansiedade. Esse cenário é construído também por agravos em problemáticas já presentes na educação pública, por isso é importante possuir um olhar sensível as temáticas para que as resolutivas propostas sejam coerentes com o contexto, visando a garantia do direito a educação.  

Biografia do Autor

Marcia Cristine Loureiro Fonseca, UNDB Centro Universitário

Bacharel em Psicologia (UNDB Centro Universitário)

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Cristine Loureiro Fonseca, M., & Silva, L. V. C. da. (2022). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DO COVID-19: uma análise dos impactos psicossociais no ensino-aprendizagem. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 2(1). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/10

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