ESFERA PÚBLICA VIRTUAL E IA GENERATIVA

riscos de “morte” da internet e erosão democrática?

Autores

Palavras-chave:

Esfera pública virtual, Inteligência artificial generativa, Teoria da internet morta

Resumo

O artigo discute os riscos de erosão da esfera pública virtual devido aos avanços da inteligência artificial generativa, destacando a manipulação de comportamentos e a disseminação de conteúdos prejudiciais à democracia. O cyberspaço transformou-se em um importante meio de comunicação e mobilização social com a internet e as redes sociais, o que ocorreu em eventos como a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street. No entanto, a IA generativa, aliada ao uso de bots e à aproximação das big techs ao espectro político de extrema-direita, traz riscos a esse potencial emancipatório, como o aumento da disseminação de desinformação, perfis falsos e manipulação de comportamentos.

Biografia do Autor

Thales Alessandro Dias Pereira, UNDB

Doutorando em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Professor licenciado do Curso de Direito da UNDB – Centro Universitário. Defensor Público do Estado do Maranhão. E-mail: thalespereirajur@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Dias Pereira, T. A. (2025). ESFERA PÚBLICA VIRTUAL E IA GENERATIVA: riscos de “morte” da internet e erosão democrática?. Cadernos UNDB – Estudos Jurídicos Interdisciplinares, 8(2). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/cadernosundb/article/view/286

Edição

Seção

Artigos