TRASNFORMAÇÕES NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

o marketing digital e a compreensão dos efeitos da pandemia sob o consumidor 4.0 na cidade de São Luís - MA

Autores

  • Marília Fernanda França Dias Universidade Dom Bosco
  • Jarbas Campelo Feitosa Filho

Palavras-chave:

Marketing, Marketing Digital, Pandemia, Consumidor, Comportamento do consumidor

Resumo

De forma breve, o conceito de marketing trata da busca pelo melhor atendimento às necessidades e aos desejos do consumidor, sendo um conceito que acompanha o comércio desde sua origem. O marketing toma significantes novos aspectos com o avanço dos meios tecnológicos na segunda metade do século XX. A era digital trouxe mudanças às estratégias de marketing que contribuíram significantemente para o apoio ao comércio após a decretação do estado de pandemia pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020, de modo que abalou a forma como o comércio antes se comportava. É nesse sentido que o presente trabalho tem como objetivo geral identificar possíveis mudanças na maneira de consumir do cliente 4.0 dentro do cenário atual a partir das ferramentas do marketing digital na cidade de São Luís – MA. Primeiramente, através da compreensão do que é marketing, sobretudo em sua acepção digital, bem como seus impactos no comportamento do cliente 4.0. num segundo momento, por meio da análise das mudanças do comportamento do consumidor na cidade de São Luís – MA mediante questionário elaborado e realizado pela autora. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso que utilizou a pesquisa de campo enquanto procedimento técnico para coleta de dados. Quanto à sua natureza, trata-se de uma pesquisa básica, assim como exploratória quanto aos objetivos e quanti-qualitativa quanto à abordagem. Por fim, busca-se demonstrar a nova maneira de consumir do cliente 4.0 na perspectiva do cenário pandêmico atualmente em São Luís – MA.

Biografia do Autor

Jarbas Campelo Feitosa Filho

Centro Universitário UNDB

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Dias, M. F. F. ., & Feitosa Filho, J. C. . (2022). TRASNFORMAÇÕES NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: o marketing digital e a compreensão dos efeitos da pandemia sob o consumidor 4.0 na cidade de São Luís - MA. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 2(1). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/8

Edição

Seção

Artigos