O APRENDIZADO ESCOLAR E A EFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

municípios de sucesso

Autores

  • Elizabeth Pereira Rodrigues Centro Universitário UNDB
  • João Bosco Paraíso da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Mozart Neves Ramos Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Instituto de Estudos Avançados - Polo Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Aprendizado adequado, PIB per capita, Ensino Fundamental, Estados do Nordeste

Resumo

Este trabalho faz uma análise do desempenho escolar nos estados da região Nordeste do Brasil considerando os percentuais de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e em matemática para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental relativos aos dados do Saeb de 2019. O estado do Ceará é o único a apresentar um desempenho acima da média Brasil. Este trabalho também mostra que é possível o Nordeste aprender com o Nordeste, ao considerar dez municípios que são referências no campo do desempenho escolar nesta região, revelando que não há, por outro lado, uma relação direta com o Produto Interno Bruto (PIB) per capita desses municípios. Os municípios de melhor desempenho são Sobral (CE), Coruripe (AL), Teresina (PI), Licínio de Almeida (BA) e Panelas (PE). Teresina é reconhecida como a melhor capital dos estados brasileiros quanto ao desempenho escolar para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Referências

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Publicado

2022-11-08 — Atualizado em 2022-11-08

Como Citar

Rodrigues, E. P., Silva, J. B. P. da, & Ramos, M. N. (2022). O APRENDIZADO ESCOLAR E A EFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: municípios de sucesso. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 2(1). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/46

Edição

Seção

Artigos