O AUMENTO DO NÚMERO DE SUICÍDIOS DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Antônio Coelho e Silva Neto Centro Universitário UNDB
  • Paulo Vitor Loiola Braide Centro Universitário UNDB
  • Tulio Martins Rezende Centro Universitário UNDB
  • Luciano Almeida Barros Centro Universitário UNDB
  • João Vinicius Marinho de Assunção e Silva Centro Universitário UNDB
  • João Lucas Trabulsi Nascimento Centro Universitário UNDB
  • Donny Wallesson dos Santos Centro Universitário UNDB

Palavras-chave:

pandemia, Saúde mental, suicídio, bem-estar

Resumo

A pandemia da Covid-19 teve um impacto muito drástico na vida de toda a população mundial, a saúde mental de muitas pessoas ficou em colapso total. Por acabar interferindo diretamente naeconomia, infectar um número alto de pessoas com rapidez e abalar o psicológico e bem-estar da população mundial, um dos grandes efeitos da pandemia foi o aumento no índice das tentativas de suicídio. O confinamento trouxe diversos sintomas no comportamento dos indivíduos, tais como o transtorno de ansiedade e a depressão, reflexos esses que prejudicam diretamente qualquer pessoaque tenha alguma crise financeira por conta da pandemia ou que deixe de ter sua rotina diária para se manter em casa. O presente artigo corresponde a uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo principal mostrar como a pandemia influenciou diretamente na saúde mental das pessoas, tendo como consequência o aumento do número doscasos de tentativa de suicídio e de transtornos mentais em todo o mundo, sendo um tema de grande relevância social levando em consideração a gravidade da pandemia e o impacto emocional que ela causou nas pessoas. Portanto, é necessária a atenção das autoridades para esse problema com a finalidade de desenvolver estratégias de prevenção e acompanhamento visando o bem-estar da população.

Biografia do Autor

Donny Wallesson dos Santos, Centro Universitário UNDB

Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Cultura e Sociedade. Docente do Unidade de Ensino Dom Bosco.

Referências

CIULLA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA. Transtornos mentais. Disponível em: <https://www.psiquiatraportoalegre.com.br/o-que-sao-transtornos-mentais/#:~:text=%20Transtornos%20Mentais%20%201%20Transtorno%20de%20ansiedade%3A,apresenta%20oscila%C3%A7%C3%B5es%20de%20humor%20que%20vai...%20More%20>. Acesso em: 26 de agosto de 2022.

CONEXA SAÚDE. Saúde mental no Brasil: entenda o que é, impactos e como prevenir. 2022. Disponível em: < https://www.conexasaude.com.br/blog/saude-mental-no-brasil/>. Acesso em: 24 de agosto de 2022.

DA SILVA, R. R. G. et al. Impactos das mídias sociais sobre saúde mental no contexto pandêmico da covid-19: scoping review. Revista de saúde Dom Alberto, v. 9, n. 1, p. 01-25, 2022.

DE SOUSA, A. S.; DE OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

DIAS, J. A. A. et al. Reflexões sobre distanciamento, isolamento social e quarentena como medidas preventivas da COVID-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020.

FIOCRUZ. Fiocruz avalia excesso de suicídios no Brasil na primeira onda de Covid-19. 2022. Disponível em: < https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-avalia-excesso-de-suicidios-no-brasil-na-primeira-onda-de-covid-19>. Acesso em: 27 de agosto de 2022.

GALVÃO, R. Suicídio: principais fatores de risco. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/enfermagem/suicidio-principais-fatores-risco.htm#indice_12>. Acesso em: 27 de agosto de 2022.

INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA. Riscos e complicações da depressão. Disponível em: < https://psiquiatriapaulista.com.br/riscos-e-complicacoes-da-depressao/>. Acesso em: 26 de agosto de 2022.

OMS. Painel da OMS sobre o coronavírus (COVID-19). 2022. Disponível em: <https://covid19.who.int/table>. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

VALENTE, P. A história da saúde mental: do antigo ao contemporâneo. CENAT. Disponível em: <https://blog.cenatcursos.com.br/a-historia-da-saude-mental-do-antigo-ao-contemporaneo/>. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

MACHADO, A. O que é uma pesquisa qualitativa?. Acadêmica, 05 jan 2021. Disponível em: <https://www.academicapesquisa.com.br/post/o-que-%C3%A9-pesquisa-qualitativa>. Acesso em: 24 de agosto de 2022.

MACHADO, D. B.; SANTOS, D. N.. Suicídio no Brasil, de 2000 a 2012. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 64, p. 45-54, 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil. Secretária de Vigilância em Saúde. v. 52. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde mental e pandemia de Covid-19. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/>. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

NEVES, U. Pesquisadores avaliam excesso de suicídios no Brasil na primeira onda de Covid-19. PEBMED, 04 de maio de 2022. Disponível em: < https://pebmed.com.br/pesquisadores-avaliam-excesso-de-suicidios-no-brasil-na-primeira-onda-de-covid-19/>. Acesso em: 24 de agosto de 2022.

PEREIRA, A. A.; VIANNA, P. C. M. Saúde mental. 2009.

SANTOS FILHO, A. et al. COVID-19: Suicídio em tempos de pandemia. Subsecretaria de Saúde, 2022.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 10 de setembro – Dia mundial de prevenção ao suicídio. 2020. Disponível em: <https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/10-de-setembro-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio>. Acesso em: 26 de agosto de 2022.

VEJA. Os brasileiros são os mais ansiosos do mundo, classifica a OMS. 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/os-brasileiros-sao-os-mais-ansiosos-do-mundo-segundo-a-oms/>. Acesso em: 27 de agosto de 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Silva Neto, A. C. e, Braide, P. V. L., Rezende , T. M., Barros, L. A., Assunção e Silva, J. V. M. de, Nascimento, J. L. T., & Santos, D. W. dos. (2023). O AUMENTO DO NÚMERO DE SUICÍDIOS DURANTE A PANDEMIA. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 2(2). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/42

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2