A PANDEMIA E A EPIDEMIA

A ascensão do cigarro eletrônico meio aos problemas respiratórios causados pela covid-19

Autores

  • Anne Gabrielle Leite Miranda Unidade de Ensino Dom Bosco
  • Célen Madalena Figueiredo Mendonça de Castro Bezerra Unidade de Ensino Dom Bosco
  • Guilherme Santos Soares Centro de Ensino Dom Bosco
  • Eduardo Lima Unidade de Ensino Dom Bosco
  • Maria Eduarda Santos Weba Unidade de Ensino Dom Bosco
  • Júlia Bittencourt Lima Unidade de Ensino Dom Bosco
  • Vitória Léda Rodrigues Unidade de Ensino Dom Bosco
  • Donny Wallesson dos Santos Centro Universitário UNDB

Palavras-chave:

Cigarros eletrônicos. COVID-2019. Pandemia. Epidemia. Problemas pulmonares

Resumo

O tabagismo é classificado como uma das doenças evitáveis que mais mata ainda hoje. Os ensaios de desmotivação para sua utilização se debruçam desde técnicas psicológicas à produtos como, por exemplo, os e-cigarettes, ou “vapings”, criados em meados dos anos 80 com esse intuito e distribuído pelo mercado europeu desde 2006, possuindo aderência dos jovens em massa a partir de 2019. A ascensão da nova geração dos cigarros eletrônicos (CE) está associada a EVALI (síndrome respiratória aguda causada pelo uso de cigarro eletrônico) frente ao mesmo marco temporal que a eclosão da pandemia de COVID-2019. Esse fenômeno se tornou extremamente popular entre a juventude atual, tendo em vista a justificativa de ser uma alternativa segura à fumaça do tabaco. Porém, os cigarros eletrônicos possuem ainda em sua fórmula a nicotina, o glicerol, propilenoglicol, agentes aromatizantes e corantes, os quais contém componentes que prejudicam a saúde do usuário. A utilização dos “vapings” foi descrita como uma epidemia tendo em vista a alta demanda em hospitais de internações e mortes de usuários em decorrência de problemas pulmonares, mesma época em que a pandemia da COVID-19 aumentava o nível de mortes pelo mesmo agravante. Com isso, é importante a compreensão desse fenômeno enquanto agravante e possível causador de comorbidades em uma faixa etária que não se identificava como de risco, evidenciando o dano potencial que este produto causou em seus usuários e diferenciando-os entre si.

 

Palavras-chave: Cigarros eletrônicos. COVID-2019. Pandemia. Epidemia. Problemas pulmonares.

Biografia do Autor

Anne Gabrielle Leite Miranda, Unidade de Ensino Dom Bosco

Graduanda do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco. 

Célen Madalena Figueiredo Mendonça de Castro Bezerra, Unidade de Ensino Dom Bosco

Graduanda do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco

Guilherme Santos Soares, Centro de Ensino Dom Bosco

Graduando do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco.

Eduardo Lima, Unidade de Ensino Dom Bosco

Graduando do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco

Maria Eduarda Santos Weba, Unidade de Ensino Dom Bosco

Graduanda do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco

Júlia Bittencourt Lima , Unidade de Ensino Dom Bosco

Graduanda do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco

Vitória Léda Rodrigues, Unidade de Ensino Dom Bosco

Graduanda do 1º período de Medicina da Unidade de Ensino Dom Bosco

Donny Wallesson dos Santos, Centro Universitário UNDB

Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Cultura e Sociedade. Docente do Unidade de Ensino Dom Bosco

Referências

BEZERRA, Matheus Guilherme et al.. Impacto do uso de cigarros eletrônicos na evolução clínica de pacientes infectados pela Covid-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 2, p. 6233-6242, 2022.

DE ALENCAR ROCHA, Maressa Ferreira et al.. Implicações do uso do cigarro eletrônico na COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. e34611730005-e34611730005, 2022.

DE ARAÚJO, Alberto José. A dependência do tabaco na pandemia e a relevância da associação COVID-19 e tabaco. Pulmão RJ, v. 29, n. 1, p. 28-31, 2020.

DE SOUZA LIRA, Bruna Lays et al.. SURGIMENTO DO EVALI E SEUS DESDOBRAMENTOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Multidisciplinar em Saúde, v. 2, n. 4, p. 08-08, 2021.

MALCON, Maura C.; MENEZES, Ana Maria B.; CHATKIN, Moema. Prevalência e fatores de risco para tabagismo em adolescentes. Revista de Saúde Pública, v. 37, p. 1-7, 2003.

MANZANO, Beatriz Martins et al.. Implicações do tabagismo sobre o controle autônomo cardíaco. Arq Ciênc Saúde, v. 17, n. 2, p. 97-101, 2010.

Pitlick MM, Lang DK, Meehan AM, McCoy CP. EVALI: A Mimicker of COVID-19. Mayo Clin Proc Innov Qual Outcomes. 2021.

SALES, Julianna Mendes et al.. Cigarro Eletrônico: Mocinho ou Vilão? Revista Estomatológica Herediana, v. 31, n. 1, p. 28-36, 2021.

WÜNSCH FILHO, Victor et al.. Tabagismo e câncer no Brasil: evidências e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 13, p. 175-187, 2010.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Miranda, A. G. L., Bezerra, C. M. F. M. de C., Soares, G. S., Lima, E. ., Weba, M. E. S., Lima, J. B., Rodrigues, V. L., & Santos, D. W. dos. (2023). A PANDEMIA E A EPIDEMIA: A ascensão do cigarro eletrônico meio aos problemas respiratórios causados pela covid-19. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 2(2). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/34

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2