MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

um relato de caso sobre a Conscientização do tratamento do diabetes para pessoas em condição de vulnerabilidade social na região do Sacavém

Autores

  • Aissa Borges Vale Dames Centro Universitário UNDB
  • Lara Castro Campos Centro Universitário UNDB
  • Valentina Cutrim Mendonça Centro Universitário UNDB
  • Mauricio José Morais Costa Centro Universitário UNDB

Palavras-chave:

Diabetes melitus, Determinantes Sociais, Vulnerabilidade Social

Resumo

O diabetes tipo 2 é uma condição crônica caracterizada pela resistência à insulina e pela deficiência progressiva na produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue, permitindo que as células absorvam essa glicose para produção de energia. Quando há resistência à insulina, as células não conseguem usar a glicose de maneira eficiente, e o açúcar se acumula na corrente sanguínea, resultando em hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue. Os sintomas são silenciosos, porem vale ficar atento a sede e fome excessivas, fadiga, visão embaçada, cicatrização lenta e urinação frequente, pois podem indiciar um possível caso da doença. Por isso, é importante fazer o monitoramento e rastreamento dos pacientes e dar ênfase naqueles que possuem um histórico familiar de diabetes. Sob esse viés, é notório que os marcadores sociais da diferença, como raça, gênero, classe social e escolaridade, influenciam diretamente o acesso e a qualidade do cuidado em saúde. Na atenção primária, especialmente em áreas vulneráveis como a região do Sacavém, esses fatores afetam a forma como pessoas em situação de vulnerabilidade social percebem e recebem o tratamento para o diabetes. Nesse relato, será abordado um caso que reflete as causas e consequências da temática em questão, tendo em vista os fatores de agravo e sendo abordado as possíveis soluções para a problemática.

Biografia do Autor

Mauricio José Morais Costa, Centro Universitário UNDB

Mestre em Cultura e Sociedade
Docente do Centro Universitário UNDB

Referências

ABOUT Diabetes. International Diabetes Federation. Disponível em: https://idf.org/about-diabetes/what-is-diabetes/. Acesso em: 23 out. 2024.

ALMEIDA, Thiago. PENA, Paulo. Experiências e narrativas de portadores de diabetes mellitus tipo 2 na cidade de Salvador (Bahia) sobre dificuldades para a mudança dos estilos de vida. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.31, nº4, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HdzwvTLQ8q6KGSKP3Ssgrtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 27 out. 2024.

ARAÚJO, Raimunda. et al. Conhecimento e utilização de direito à saúde por usuários com diabetes: pesquisa de métodos mistos. Escola Anna Nery, Rio ou São Paulo, v. 27, p. 1-8, fevereiro, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/pRhmqwQcCVvq4YQKvtNLTsP/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 26 fev. 2024.

ARCOVERDE, Ana Cristina. SANTOS, Giselli Caetano dos. Pobreza conceitos, mensuração e enfrentamento no Brasil. Anais da V Jornada Internacional de Políticas Públicas UFMA, São Luís. 2011. Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/DESIGUALDADES_SOCIAIS_E_POBREZA/POBREZA_CONCEITOS_MENSURACAO_E_ENFRENTAMENTO_NO_BRASIL.pdf Acesso em: 28 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Dames, A. B. V., Campos, L. C., Mendonça, V. C., & Costa, M. J. M. (2025). MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: um relato de caso sobre a Conscientização do tratamento do diabetes para pessoas em condição de vulnerabilidade social na região do Sacavém. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 4(2). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/276