ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE MEDICAMENTOS
facilitando o tratamento de diabetes e hipertensão em idosos não letrados no Centro de Saúde Maria Ayrecilla, Cidade Olímpica II
Palavras-chave:
Doença Crônica, Diabetes Mellitus, Hipertensão, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
O presente trabalho aborda a problemática da baixa adesão ao tratamento de pacientes com Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na Unidade Básica de Saúde da Cidade Olímpica II. A hipótese central é que intervenções práticas, como a distribuição de caixas compartimentadas para a organização da medicação, podem melhorar a adesão ao tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes. O objetivo é discutir os mecanismos que favoreçam maior adesão ao tratamento terapeutico de pacientes diabéticos e hipertensos, através de estratégias capazes de garantir maior qualidade de vida com uma gestão correta e adequada de seus medicamentos. Será realizado o estudo em tres etapas: identificação dos pacientes, distribuição das caixas e análise dos dados coletados. A metodologia envolve a aplicação de questionários socioeconômicos e de autoidentificação pelos agentes comunitários de saúde, seguida da entrega das caixas compartimentadas. A análise dos dados será realizada para identificar padrões que evidenciem a eficácia das intervenções. Durante a discussão dos resultados, esperamos observar uma melhora na adesão ao tratamento e um impacto positivo na saúde dos pacientes, refletindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o manejo de doenças crônicas.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 162 p. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_doenca_cronica_cab 35.pdf. Acesso em: 30 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013a. 160 p. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_ca b36.pdf. Acesso em: 30 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013b. Disponivel em:
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_37.pdf. . Acesso em: 30 out. 2024.
MINAS GERAIS. Instituto Cemig Saúde. Saúde da família: O que é uma doença crônica? Como prevenir e tratar corretamente? Blog Viva +, Belo Horizonte – MG, 8 fev. 2021; atualizado em 11 fev. 2011. Disponível em: https://vivamais.cemigsaude.org.br/o-que- e-uma-doenca-cronica/ Acesso em: 30. out. 2024.