O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DE ISTs
um protótipo de aplicativo como ferramenta de aprendizagem na educação sexual do adolescente
Palavras-chave:
Tecnologia, Gamificação, Jogos, Educação, ISTResumo
O presente estudo mostra as diferentes didáticas que são propostas como forma de auxiliar no conhecimento sobre educação sexual, mas são poucos discutidas tanto entre os pais com seus filhos, como no ambiente escolar entre alunos e professores, com isso havendo a necessidade da criação de um protótipo de aplicativo associando elementos da gamificação e jogos sérios juntamente com estudos sobre educação sexual. Com isso explicar de forma dinâmica os malefícios que uma IST pode causar e sua prevenção com protótipos de baixa e alta fidelidade, evidenciando que a gamificação auxilia no combate a prevenção e aplicando avaliações de usabilidade. Nesse contexto, foi explorado os conceitos sobre o uso da gamificação como forma de auxílio no aprendizado, no intuito de contribuir para o conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis. Assim, apresentou-se protótipos como forma de realizar estudos sobre a educação sexual com o uso da gamificação impactando no aprendizado na prevenção dessas infecções, com avaliações heurísticas validando a importância da aplicação.
Referências
ASHCRAFT, A. M.; MURRAY, P. J. Talking to parents about adolescent sexuality. Physiology & behavior, v. 176, n. 1, p. 139–148, 2017.
BUCHENAU, Marion; SURI, Jane Fulton. Experience prototyping. Proceedings Of The Conference On Designing Interactive Systems Processes, Practices, Methods, And Techniques - Dis '00, [s.l.], p.424-433, 2000. ACM Press. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/347642.347802. Acesso em: 23 mar.2020.
DETERDING, Sebastian et al. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”. In: INTERNATIONAL ACADEMIC MINDTREK CONFERENCE: ENVISIONING FUTURE MEDIA ENVIRONMENTS, 15., 2011, New York. MindTrek. New York: Acm, 2011. p. 9 - 15. Disponível em: https://doi.acm.org/10.1145/2181037.2181040. Acesso em: 04 mar. 2020.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem.
RS: Universidade de Caxias do Sul, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 21 mar. 2020.
FERREIRA, João Paulo Tavares; MIRANDA, Tatiane; BARONI, Ana Luiza Lunardi Rocha. Conhecimento sobre as DST entre adolescentes escolares em Vespasiano, Minas Gerais. 2016. Disponível em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=584. Acesso em: 20 mai. 2020.
GARZÓN-ORJUELA, N. et al. Effectiveness of Sex Education Interventions in Adolescents: An Overview. Comprehensive Child and Adolescent Nursing, v. 00, n. 00, p. 1–34, 2020.
GININDZA, T. G. et al. Prevalence and risk factors associated with sexually transmitted infections (STIs) among women of reproductive age in Swaziland. Infectious Agents and Cancer, v. 12, n. 1, p. 1–12, 2017.
JUUL, Jesper. The Game, the Player, the World: Looking for a Heart of Gameness. Utrecht University. 2003. Disponível em: https://www.jesperjuul.net/text/gameplayerworld/. Acesso em: 02 mar. 2020.
LEMES, David de Oliveira. Serious games - jogos e educação. [S.l.:s.n.]. 2014. Disponível em: http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/bienal-2014/resumos-e-fotos/5647-primeiro-resumo. Acesso em: 29 mar. 2020.
MICHAEL D.; CHEN, S. Serious games: games that educate, train and inform. Boston: thomson Course Technology 2006.
RODRIGUES, Lucas. Gamificação -Act 1: A vida dentro e fora dos jogos. [S.l.:s.n.]. 2017. Disponível em: https://jogoveio.com.br/gamificacao/. Acesso em: 19 fev. 2020.
PIERCE CAMPBELL, C. M. et al. Consistent condom use reduces the genital human papillomavirus burden among high-risk men: The HPV infection in men study. Journal of Infectious Diseases, v. 208, n. 3, p. 373–384, 2013.
PILLAY, J. et al. Screening for chlamydia and/or gonorrhea in primary health care: Protocol for systematic review. Systematic Reviews, v. 7, n. 1, p. 248, 2018.
PINHABEL, Julia. O poder da tecnologia aplicada à saúde. [S.l.:s.n.]. 2018. Disponível em: https://blog.iclinic.com.br/o-poder-da-tecnologia-aplicada-a-saude/. Acesso em: 02 mar. 2020.
ROWLEY, J. et al. Chlamydia , gonorrhoea , trichomoniasis and syphilis : global prevalence and incidence estimates. Bulletin of the World Health Organization. 2016. n. April, p. 548–562, 2019.
TCU. JOGOS SÉRIOS. [S.l.:s.n.]. 2017. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/desafio-jogos-digitais/jogos-serios/. Acesso em: 29 jan. 2020.
VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design:
Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol - CA:
O’Reilly Media, 2011.