A CONSTRUÇÃO DA MULHER CIENTISTA

o enfrentamento do sexismo na ciência e a import ncia dos estudos feministas

Autores

  • Zelia Quevedo Bakargi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

mulheres na ciência, estudos feministas, academia, sexismo

Resumo

O presente artigo está relacionado à pesquisa de doutorado em andamento com o título “Mulheres, docência e ciência: episódios da carreira científica de professoras da UFMS” e tem como objetivo propor a discussão sobre os entraves sexistas que são enfrentados pelas pesquisadoras, especialmente as que desenvolvem estudos sobre teorias feministas/de gênero e a valorização do conhecimento produzido por mulheres através da história. A metodologia adotada é qualitativa e baseia-se em um levantamento de dados, a princípio, de Revisão Bibliográfica das produções que contemplam as carreiras femininas nas bases de dados Google acadêmico, BDTD e bases de dados das universidades UCDB, UEMS, UFMS e UFGD e entrevistas com as participantes, para posterior análise. Aborda-se aqui a relevância social dos estudos feministas e necessidade da distribuição mais justa do acesso ao conhecimento científico entre homens e mulheres, mas sobretudo que, antes disso, as mulheres se fortaleçam politicamente por meio da luta feminista e conquistem cada vez mais a equidade de condições e direitos, inclusive de atuação profissional em nichos ainda dominados pelo androcentrismo, como a academia.

Biografia do Autor

Zelia Quevedo Bakargi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação pelo PPGEdu/UFMS, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). 

Josiane Peres Gonçalves , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Josiane Peres Gonçalves concluiu o Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2019), Doutorado em Educação (PUCRS, 2009), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS, 2002) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (UNIPAR 1998). Atua como professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em regime de dedicação exclusiva, lotada no Campus de Naviraí MS, desde 2009. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação (PPGEdu/FAED/UFMS) desde 2017 e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) do Campus do Pantanal (PPGE/CPAN/UFMS) desde 2016.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Bakargi, Z. Q., & Gonçalves , J. P. (2023). A CONSTRUÇÃO DA MULHER CIENTISTA: o enfrentamento do sexismo na ciência e a import ncia dos estudos feministas. Revista De Estudos Multidisciplinares UNDB, 3(2). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/rem/article/view/130

Edição

Seção

Artigos