Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Coordenação do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável-CEDS informa as normas-padrão para publicação na Revista do CEDS, conforme Editais de Chamada de Artigos lançados a cada semestre (em abril e outubro) e publicados no site da UNDB.

  1. Disposições Gerais
    1. Serão aceitos para publicação na Revista do CEDS artigos de quaisquer áreas/cursos (Direito, Engenharia, Arquitetura, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Biológicas, etc.) cujo tema abordado se relacione direta ou indiretamente com a temática do desenvolvimento sustentável, em qualquer uma das suas dimensões (ambiental, econômica, social, urbanística, tecnológica, política, etc.).
    2. O artigo não precisa ser inédito. Entretanto, caso não seja, o autor deve informar em nota de rodapé na primeira página em qual outro periódico/livro tal artigo foi anteriormente publicado e/ou apresentado.
    3. Se o artigo obteve orientação de um professor(a), o nome do mesmo, precedido de sua respectiva titulação (especialista, mestre, doutor), deverá ser indicado na primeira página abaixo do nome do(s) autor(es) do artigo.
    4. O artigo deverá ser enviado na plataforma da Revista, juntamente com o termo de compromisso (modelo anexo ao Edital) devidamente assinado pelo(s) autor(es) como documento suplementar.
    5. Download do Termo de Compromisso (Termo de Compromisso em Word)
  2. Regras de formatação
    1. O artigo deve ser enviado no formato Word e ter de 12 a 20 laudas de texto, excluindo-se dessa contagem a bibliografia e anexos, se existirem.
    2. O artigo deverá seguir as seguintes regras de formatação (ver modelo em anexo):
      1. Letra Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e recuo de 2 cm do parágrafo.
      2. Formato de folha A4, com margens justificadas. As margens superior e inferior devem ter 2,5cm e as margens esquerda e direita 3cm.
      3. Os itens (Introdução, Revisão de Literatura, Metodologia, Resultados e Conclusão) e subitens devem ser numerados com algarismos indo arábicos (1,2,3..) e devem estar em negrito, com letra tamanho 12. A Bibliografia também devem estar em negrito, mas sem numeração.
    3. A primeira página do artigo deve conter:
      1. Título completo e subtítulo (se houver), centralizado, em negrito e em letra tamanho 14. Caso o artigo já tenha sido publicado antes, o título deverá remeter para uma nota de rodapé que indicará o periódico/livro/anais em que tal artigo já fora publicado.
      2. Nome do(s) autor(es), abaixo do título e um abaixo do outro, alinhado à direita, sem negrito e em tamanho 12. A titulação e o vínculo institucional do(s) autor(es) devem estar especificadas em nota de rodapé.
      3. Nome do(a) professor(a) orientador(a) precedido de sigla de titulação (Esp., Me., Dr.) abaixo do nome dos autores, alinhado à direita, sem negrito e em tamanho 12. A condição de orientador deve estar especificada em nota de rodapé. É desejável que autores e orientadores informem o registro ORCID, após o nome.
      4. Resumo de até 8 linhas, dois espaços abaixo do sumário, com espaçamento simples entre linhas, margens justificadas e letra tamanho 12.
      5. Indicação de 3 a 5 palavras-chaves, dois espaços abaixo do resumo, com letra tamanho 12.
  3. Regras de citação e referências
    1. As citações diretas e indiretas deverão ser feitas pelo sistema autor-data, segundo as normas da ABNT APA.
    2. Todas as fontes mencionadas no artigo deverão ser repetidas ao final do texto na Bibliografia, obedecendo-se à ordem alfabética do sobrenome do autor, com o título da obra em itálico e de acordo com as demais normas de citação da ABNT ou APA.
    3. Citações diretas de até três linhas deverão ser feitas no parágrafo em que se inserem, em itálico e entre aspas; excedendo esse número, a citação direta deve ser feita em novo parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem, letra tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas.
  4. Apreciação Editorial
    1. Todos os artigos irão passar por apreciação editorial para fins de aprovação, e será reprovado o artigo que:
      1. Não tiver qualquer relação direta ou indireta com algumas das dimensões do desenvolvimento sustentável (ambiental, econômica, social, tecnológica, urbanística, cultural, etc.).
      2. Contiver qualquer trecho de plágio, isto é, utilização de textos/ideias de outros autores sem a devida citação.
      3. Não atender aos padrões mínimos de redação, ortografia e profundidade no conteúdo do artigo.

Artigos

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