ASSÉDIO DO CONSUMO E ITELIGÊNCIA ARTIFICIAL: PONTOS DE CONTATO

Autores

  • Manuela Ithamar Lima

Resumo

O presente artigo analisa de que maneira a utilização da Inteligência Artificial (IA) nas relações de consumo contribui para a intensificação do assédio ao consumidor na sociedade contemporânea. Parte-se da compreensão do assédio do consumo como prática que compromete a autonomia do consumidor ao explorar sua vulnerabilidade por meio de técnicas publicitárias e estratégias persuasivas, muitas vezes sutis e quase imperceptíveis. A pesquisa, de abordagem dedutiva, investiga inicialmente o conceito, características e marco normativo do assédio de consumo no Brasil. Em seguida, analisa-se a inserção da IA no mercado de consumo, ressaltando o uso de algoritmos e perfis comportamentais. Para então, avaliar como a IA está sendo utilizada para corroborar com o assédio do consumo.

 

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Lima, M. I. (2025). ASSÉDIO DO CONSUMO E ITELIGÊNCIA ARTIFICIAL: PONTOS DE CONTATO. Cadernos UNDB – Estudos Jurídicos Interdisciplinares, 8(2). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/cadernosundb/article/view/334

Edição

Seção

Artigos