COMO A INTERNET E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO IMPULSIONARAM A INFORMATIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO

Autores

  • Lorena Morato Terni Instituição Toledo de Ensino (ITE)
  • Eliana Franco Neme Centro Universitário da USP de Ribeirão Preto-SP
  • Thiago de Mello Azevedo Guilherme Instituição Toledo de Ensino, Centro Universitário de Bauru.

Palavras-chave:

Acesso à Justiça, Celeridade, Informatização

Resumo

Este trabalho enfrentou a busca pela Celeridade processual e o acesso à Justiça, realizada através do processo de informatização do Judiciário. Para tanto, optou-se por tratar da sociedade da informação e da rede mundial de computadores, como contextualização histórica para apresentar a evolução legislativa sobre a informatização do Judiciário. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos acadêmicos, doutrinas, legislação e jornais virtuais. Nesse sentido, foi constatado que a informatização do Judiciário trouxe benefícios, especialmente nas áreas de Acesso à Justiça e Celeridade Processual, contudo ainda há um longo caminho a ser trilhado para que os desafios da ampliação do acesso ao processo eletrônico e a melhor utilização de seu potencial possam ser alcançados, em vista a necessidade de coleta e análise de dados para ser possível a identificação em perspectiva nacional e regional das mazelas que obstaculam o pleno aproveitamento do meio digital, para possibilitar a criação de estratégias de enfrentamento.

Biografia do Autor

Lorena Morato Terni, Instituição Toledo de Ensino (ITE)

Graduada em Direito pela Faculdade Iteana de Botucatu-SP (FAIB), mantida pela Instituição Toledo de Ensino. Mestranda em Sistema Constitucional de garantias de direitos pela instituição Toledo de Ensino(ITE), no centro universitário de Bauru-SP.

Eliana Franco Neme, Centro Universitário da USP de Ribeirão Preto-SP

Doutora em Direito pela Pontifice Universidade Catolica de São Paulo-SP. Professora Associada da Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto na área de Direito Público com ênfase em direito Constitucional e Direitos Fundamentais. 

Thiago de Mello Azevedo Guilherme, Instituição Toledo de Ensino, Centro Universitário de Bauru.

Doutor em Direito (Teoria e Filosofia do Direito) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2021).  Professor da Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Integrante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Bauru (CEUB), mantido pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. 

Downloads

Publicado

2025-09-20

Como Citar

Morato Terni, L., Franco Neme, E., & de Mello Azevedo Guilherme, T. (2025). COMO A INTERNET E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO IMPULSIONARAM A INFORMATIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO. Cadernos UNDB – Estudos Jurídicos Interdisciplinares, 8(1). Recuperado de https://periodicos.undb.edu.br/index.php/cadernosundb/article/view/289

Edição

Seção

Artigos